O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Fique atento e não caia em golpes

Mercado imobiliário- fique atento e não caia em golpes

 Para não cair em golpes é importante que a população se conscientize que alguns cuidados precisam ser tomados durante uma intermediação imobiliária.  O primeiro deles é verificar se quem pretende intermediar a compra ou a venda do imóvel é mesmo um corretor de imóveis.  Para isto, basta entrar no site www.crecimg.gov.br e digitar o nome do profissional. Se ele estiver ATIVO, aparecerá o nome e o número do Creci, o que significa que é mesmo um corretor de imóveis.


Confira abaixo a lista de alguns dos golpes mais comuns no mercado imobiliário.

 

·         Documentação falsa: o vendedor obtém a cópia da escritura no cartório com os dados do verdadeiro dono e falsifica documentos, como o número da carteira de identidade e CPF. Quem comparece para assinar a nova escritura não é o dono e sim o falso vendedor.

 

·         Quem chegar primeiro leva: o dono vende o imóvel para várias pessoas, aproveitando a mesma documentação. Ao receber o sinal ou até mesmo o valor total dos compradores, desaparece. Legalmente o dono é quem registrar primeiro. 

 

·         Localização errada: a localização de um lote vendido não corresponde ao endereço de registro de imóvel.


·         Loteamento que não existe: é a venda de lotes que ficam em áreas inabitáveis.

 

·         Golpe da portaria: o falso corretor vê o anúncio no jornal e avisa que as chaves do apartamento para locação estão na portaria. Ele leva interessados para ver o imóvel, fazendo o papel do corretor, e os convence a pagar uma taxa para reservar o imóvel. Depois de pagar, o interessado não vê mais o "corretor".

 

·         Outro caso conhecido que segue a mesma linha: o golpista que se diz corretor na portaria do prédio, sobe ao imóvel, faz um molde de cera com a chave e passa a ter livre acesso.

 

·         Desconfie de propostas irrecusáveis: fique atento a preços muito baixos. Pode ser o atrativo utilizado pelos golpistas. Desconfie também das justificativas para o preço. Em geral, os criminosos alegam problemas de saúde na família ou necessidade de viagem urgente.


Galeria de fotos




Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais - Rua dos Carijós, 244 - 10º andar - Centro - CEP 30120-060 Belo Horizonte - Minas Gerais - Telefone: (31) 3271-6044 W3x