O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Creci Minas implanta Fiscalização Expressa

O projeto, que começou a funcionar em julho de 2015, já apresenta bons resultados

Visando agilizar o atendimento das denúncias formalizadas junto ao Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Minas Gerais, o superintendente do órgão, Ricardo Mendes, idealizou o projeto da chamada Fiscalização Expressa. Colocada em vigor em julho de 2015, a iniciativa busca apurar as denúncias recebidas em um prazo máximo de 72 horas, ou o mais rápido possível. “A implantação da Fiscalização Expressa serviu, para nós, como uma forma de fazer com que o corretor se sinta quase que imediatamente atendido pelo Creci Minas, e que, sobretudo, realize cada vez mais denúncias”, esclarece Ricardo.

creci-mg-2-1024x617 Creci Minas implanta Fiscalização Expressa
(foto: Tarcísio (ao centro), Ricardo (à esquerda) e o chefe do Departamento de Fiscalização, Marcos César Ferreira (terceiro da direita para a esquerda), ao lado dos fiscais de Belo Horizonte)

O projeto é executado pelo diretor de Fiscalização do Creci -MG, Tarcísio Sanglard, junto com o departamento de fiscalização da instituição. A iniciativa é realizada tanto na capital mineira, quanto nas cidades do interior, estas, por meio dos agentes fiscais lotados nas delegacias. “A Fiscalização Expressa traz uma maior agilidade para as denúncias e a oportunidade do denunciante ter o retorno horas depois das medidas que serão adotadas naquele caso”, ressalta Tarcísio.


Recebida uma denúncia, os agentes se deslocam com os procedimentos e processos formalizados em mãos. Inicialmente, procura-se o denunciante, informando-o que o fiscal encontra-se na localidade para o atendimento da denúncia protocolizada por ele. Neste momento, são colhidas o maior número de informações possíveis, acerca da ocorrência. Em seguida, o fiscal se dirige ao endereço do denunciado para o cumprimento da denúncia. Finalizada a fiscalização, o agente se dirige, mais uma vez, ao denunciante para dar ciência do resultado da ação, por meio do auto de constatação a ser assinado por ele.

Fiscalização Expressa em números

Auto de infração por exercício ilegal: 43
Auto de infração por faltas éticas: 56
Auto de constatação: 95
Notificações comuns : 35
Recadastramentos: 319
Total de visitas fiscais realizadas: 548

Avaliação positiva

O projeto do Creci Minas, ainda que implantado há pouco tempo, já colhe os frutos do reconhecimento. Por meio de correspondências e e-mails, denunciantes e corretores de imóveis elogiaram a iniciativa e se declararam satisfeitos com a agilidade e cumprimento ágil das diligências.


Galeria de fotos




Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais - Rua dos Carijós, 244 - 10º andar - Centro - CEP 30120-060 Belo Horizonte - Minas Gerais - Telefone: (31) 3271-6044 W3x